É meus amigos aqui estamos novamente com a edição número 10 – caramba! – da Newsletter São Paulo Antiga trazendo muita coisa bacana para você que acompanha nosso trabalho incansável, que em janeiro próximo celebrará 15 anos no ar.
NOVOS PASSEIOS CHEGANDO!
O fim do ano está chegando e se você ainda não veio passear conosco ainda vai dar tempo. Nos próximos dias 10 e 16 de dezembro iremos juntamente com nossa parceira Redescubra SP realizar dois passeios muito interessantes, um deles inédito, por dois bairros com muito potencial turístico mas que são geralmente esquecidos. Vila Maria Zélia e Santa Cecília.
No dia 10 iremos conhecer aquela que é uma das mais antigas vilas operárias de São Paulo, construída pelo industrial Jorge Street para abrigar os funcionários da Fábrica de tecidos da Juta. O passeio também percorre outras ruas do Belenzinho, onde mostraremos outras vilas, construções antigas, fábricas centenárias e terminaremos na sede do São Paulo Antiga.
Já no dia 16 faremos um tour por Santa Cecília e Campos Elíseos, onde iremos conhecer diversas construções históricas da região, bem como obras do arquiteto Rino Levi, Theatro São Pedro e, entre outras coisas bacanas, os participantes serão os primeiros a entrarem no famoso e polêmico Castelinho da Rua Apa.
As inscrições ainda não foram abertas mas fiquem de olho, as nossas caminhadas esgotam rapidamente! Se já quiser antecipar sua reserva mande uma mensagem no Instagram da Redescubra SP.
A CIDADE É DE TODOS!
Depois da aprovação sem muitos debates do novo plano diretor da capital, os vereadores paulistanos querem passar a revisão da lei de zoneamento de São Paulo sem a participação popular nos debates.
Por isso neste dia 30 de novembro às 14h haverá uma manifestação pacífica em frente ao prédio da Câmara Municipal de São Paulo para cobrar uma maior participação do povo nos debates e nas decisões. A cidade é de todos e você pode e deve opinar nas mudanças que afetarão a cidade. Estaremos lá e aguardamos vocês!
ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES & SALA SÃO PAULO - UM ESPAÇO, DUAS REALIDADES
Se você ainda não teve a oportunidade de assistir um espetáculo na Sala São Paulo deveria dar um jeito de ir. Considerada uma das melhores do mundo, a sala São Paulo está instalada no complexo Júlio Prestes, que é dividida em três espaços: Estação Júlio Prestes, Sala São Paulo, Condephaat e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
Contudo enquanto a Sala São Paulo recebe gordos recursos públicos e patrocínios, a estação Júlio Prestes localizada no mesmo prédio e apenas 50 metros de distância, agoniza com uma estrutura deteriorada, goteiras até em dias que não chove, pintura vencida, portas e portões apodrecendo e o que é pior: duas imensas manchas de umidade que põe em risco a segurança de funcionários e passageiros.
Clique nas imagens abaixo para ver melhor a terrível situação da estação Júlio Prestes.




Esse tratamento diferenciado em um mesmo prédio público mostra o tamanho da negligência do governo estadual e o desrespeito com o bem público.
Envie este post para um amigo ou familiar!
MUSEU DAS FAVELAS - 1 ANO SEM MUITA COMEMORAÇÃO
Inaugurado em 26 de novembro de 2022 o Museu das Favelas é uma ótima ideia, porém com má execução. Instalado no palácio Campos Elíseos, espaço enorme e totalmente desproporcional para o diminuto acervo disponível para o público, o museu passa uma triste impressão de vazio, aliado a monitores pouco preparados.


Para piorar, mesmo tendo sido restaurado ao menos três vezes nos últimos 20 anos, o palácio que abriga o Museu das Favelas apresenta problemas estruturais graves e visíveis ao público, com janelas faltando, esquadrias trocadas por tapumes de madeira e o que é pior, boa parte do telhado coberto por lonas. Uma situação vexatória e vergonhosa.
SUMIRAM COM JOSÉ BONIFÁCIO
O patriarca da independência do Brasil parece não ter sorte com seus monumentos. Primeiro a estátua que o homenageia na praça do Patriarca foi tirada da posição central e colocada no canto, durante uma reforma ocorrida em 2003.
Agora foi a vez do busto de José Bonifácio, que ficava na entrada do Jardim Francês do Museu do Ipiranga ser removido e colocado em um lugar incompatível com sua importância. Estivemos no museu e fizemos um vídeo explicando o local correto e mostrando seu novo lugar. Assista!
O CASTELINHO DE PERUS
São Paulo tem vários castelinhos, como o da Rua Apa, do Belém e até um em São Miguel Paulista. Porém nenhum é tão peculiar como este localizado no bairro de Perus, extremo norte da capital.
Construído por um imigrante espanhol ele é feito com revestimento todo em caquinhos e peças de cerâmica inteiras, formando desenhos diversos e remetendo ao trabalho, salvo as devidas proporções, a catalão Gaudí. Clique aqui e confira a história completa e veja mais de 20 fotos deste curioso castelinho.
COLABORE COM O NOSSO TRABALHO!
Você gosta do conteúdo que recebe aqui e também do material presente em nosso site oficial e em todas as nossas redes sociais? Então que tal colaborar conosco e fazer uma doação ? Dessa maneira você contribui com os nossos custos e ainda ajuda a manter o conteúdo sempre 100% gratuito.
Lembre-se produzir conteúdo requer dinheiro e precisamos estar constantemente atualizando equipamentos, comprando mensalidade de softwares, combustível para deslocação e, é claro, verba para manter nossas portas abertas.


Colaboradores mensais e anuais podem consultar todo o acervo disponível em nossa biblioteca gratuitamente, mediante agendamento. Trata-se de um acervo muito precioso especializado em assuntos como história de São Paulo e do Brasil, Guerra do Paraguai, história criminal, gastronomia e muitos outros temas, além de uma ampla hemeroteca de jornais de São Paulo.